Na manhã de ontem,
09/08/16, alguns dos integrantes do Núcleo de Cidadania Ativa (Maria Caroline,
Jéssica Carolina, Letícia Felix e Túlio Santos), realizaram uma visita no
Centro Pop da cidade de Franca, que é uma unidade pública de assistência social
especializada no atendimento de pessoas em situação de rua.
Fomos recepcionados pela
sra. Maria Inês, coordenadora da unidade, que passou algumas informações
técnicas e estruturais sobre o trabalho que desenvolvem, e depois conversamos
sobre a prática profissional, a vivência, tiramos dúvidas com as duas
assistentes sociais responsáveis pelo atendimento dos usuários do Centro Pop (Katiscilene
e Simone). Elas foram extremamente atenciosas, fizeram um tour pelas dependências do local conosco e explicaram como funciona
toda a grade de atividades desenvolvidas durante a semana com os usuários.
Pudemos ver que as
pessoas que utilizam esse serviço têm diversos perfis, em geral, jovens
usuários de drogas e itinerantes. A faixa etária varia dos 20 aos 35 anos; 90%
delas são homens e apenas 10% mulheres; trabalham com malabarismo no farol, na
construção civil, em colheitas, carga e descarga, são catadores de recicláveis
e artesãos. As mulheres em situação de rua e usuárias do Centro Pop, na maioria
dos casos, tem sua situação relacionada à violência doméstica ou algum vício. Os
motivos pelos quais os homens se encontram em tal situação estão relacionados também
a vícios em álcool e drogas e, uma pequena porcentagem dessas pessoas (2%)
apresenta algum tipo de transtorno psiquiátrico, e 50% deles já passaram pelo
sistema prisional (crimes como furto, envolvimento com tráfico de drogas, pensão,
etc. são os mais comuns).
O quadro de funcionários
da unidade se alterou ao longo dos anos, a primeira equipe, continha cinco
assistentes sociais e duas psicólogas, mas o trabalho com pessoas em situação
de rua exige identificação, e a maioria dos funcionários não a tiveram, o que
fez com que saíssem do projeto pedindo transferência para outros setores da
cidade, por isso hoje o Centro só conta com duas assistentes sociais e uma psicóloga
que realiza um trabalho esporádico, e pelo mesmo motivo as vagas em aberto não
são preenchidas, ninguém se interessa pela área de trabalho. Ao todo são 10
funcionários concursados, 8 contratados por licitação e duas estagiárias que
prestam serviço na unidade.
O Centro Pop trabalha com
uma demanda muito inconstante, não existe pessoas fixas e em alguns dias o
local fica extremamente cheio e em outros mais vazios. As atividades
desenvolvidas na semana são divididas por dia: segunda-feira (sessão de
filmes), terça-feira (oficinas com a psicóloga para as mulheres; ginástica),
quarta-feira (grupo de pagode), quinta-feira (visita do dentista e
clínico-geral; teatro) e sexta-feira (teatro e futebol). Além disso, as
assistentes sociais fazem atendimentos individuais com hora marcada aos
usuários que tem interesse em fazer um planejamento de vida, buscar tratamentos
terapêuticos e diversas outras orientações.
O Centro Pop distribui em
média 90 marmitas de almoço por dia (podendo ser a mais ou menos) para os
frequentadores, ou não, da unidade, e esse de acordo com os funcionários é o
momento mais movimentado do dia no local. Lá também existe uma estrutura
preparada para que os usuários possam tomar banho e lavar suas roupas durante o
período de atividades.
O Núcleo de Cidadania
Ativa tem grande preocupação em saber qual é a participação das pessoas nos
mecanismos de controle social e de democracia participativa, e ficamos
extremamente felizes ao ouvir, das assistentes sociais, que muitos da população
que frequenta o Centro Pop já tem exercido um papel de cidadão preocupado com a
manutenção e aprimoramento das políticas de assistência social. Elas afirmam
que muitos deles já estão saindo do estado de dependência e entrando no estado
de direito, cientes daquilo que é dever do Estado para com eles, e os próprios usuários
já se mobilizaram para estar em conferencias, tiveram a oportunidade de votar e
realmente se sentirem ouvidos e parte integrante do processo democrático, além
de sempre fazerem suas reclamações, sugestões e até elogios sobre o Centro Pop na
prefeitura da cidade.
O trabalho não é fácil,
através dos depoimentos dos funcionários fica claro que o projeto precisa ser
aperfeiçoado, que ainda há muito preconceito das pessoas em relação ao serviço
prestado no Centro Pop, e isso precisa ser vencido, muitas críticas da mídia
local sob ele, várias reclamações das pessoas que moram vizinhas ao local onde
está atualmente instalada a unidade e diversos outros obstáculos a serem
superados, mas a despeito de todos esses problemas, é visível o quanto esse trabalho é importante para a inclusão dessa
classe de pessoas na sociedade, com mais dignidade e com o mínimo de amparo que
lhes é justo.
Para nós do Núcleo foi um
prazer conhecer a equipe, os usuários e as dependências do Centro Pop de
Franca, ficamos extremamente gratos! Essas oportunidades são sempre muito
enriquecedoras e nos dão ainda mais força para sonhar um país mais igual para
todos.
Letícia Felix
Maria Caroline da S. Costa
Sobre
o Centro Pop de Franca:
Endereço:
Av.
Dr. Hélio Palermo, 3354 - Estação, Franca - SP, 14405-130
Email:
centropop@franca.sp.gov.br
Telefone:
0
16 3702-9289
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